Os tipos de aparelho ortodontico e as suas vantagens

Os tipos de aparelho ortodôntico e as suas vantagens

Entenda as diferenças dos diversos tipos de tratamento com aparelho ortodôntico e as vantagens de cada um para a estética do seu sorriso

A área da saúde e estética bucal está cada vez mais conectada com a tecnologia quando se trata de procedimentos e tratamentos ortodônticos. 

Embora o aparelho odontológico tradicional ainda seja o mais usado por pacientes que desejam corrigir problemas na dentição, hoje, já existem diversas opções para aqueles que não se sentem bem com os bráquetes e fios metálicos na boca. 

Esses moldes diferenciados possuem a mesma eficácia do aparelho fixo tradicional. Porém, são capazes de fornecer ao paciente em questão uma boa relação com a autoestima, por se tratarem de moldes mais discretos ou quase imperceptíveis. 

Aparelho de porcelana

Aparelho de Porcelana

Pode-se dizer que o modelo do aparelho ortodôntico de porcelana, por si, acaba sendo muito semelhante ao molde tradicional. A grande diferença entre os dois é que o aparelho porcelana é uma versão mais discreta do aparelho fixo convencional, trazendo uma melhora relativa na autoestima e na estética do sorriso. 

Esses moldes não só oferecem um aumento na autoestima como também, possuem ótimos resultados na correção do alinhamento da dentição e problemas de deslocamento, além de auxiliar no reparo de problemas de mastigação e mordida. 

O aparelho possui uma estrutura moderna que executa movimentos ortodônticos mais leves, proporcionando assim, maior conforto e um tratamento menos dolorido. 

Vantagens e benefícios

Quando comparados aos moldes tradicionais, além de serem moldes discretos e modernos como citado acima, os aparelhos ortodônticos de porcelana podem contar com diversos benefícios e vantagens. Dentre eles, se encontram: 

1. Aparelho discreto

Como citado anteriormente, os aparelhos de porcelana são extremamente discretos quando comparados aos moldes tradicionais. Isso dá ao paciente uma melhor autoestima e uma estética bonita ao sorriso mesmo durante o tratamento ortodôntico. 

Por muitas vezes, adultos que precisavam de procedimentos para alinhar problemas na arcada dentária deixaram de lado o tratamento justamente pela estética dos aparelhos convencionais. 

Com essa opção da ortodontia, o problema pode ser facilmente reparado sem prejudicar a autoconfiança e auto estima das pessoas. 

2. Eficácia

Os moldes de porcelana possuem a mesma eficácia e eficiência dos modelos tradicionais. Portanto, é possível optar por este tratamento seja qual for a indicação ou problema diagnosticado. 

3. Resistência do material 

Apesar de parecerem frágeis pela composição do material utilizado, os aparelhos de porcelana são tão resistentes quanto os moldes tradicionais. Porém, é importante se atentar com os cuidados com a alimentação. Estes, devem ser os mesmos que com os aparelhos convencionais. 

4. Transparência por todo o tratamento 

Um medo de muitos pacientes em aderir ao uso do aparelho de porcelana é correr o risco do mesmo amarelar durante o longo período de tratamento. Porém, os moldes permanecem transparentes até o fim do processo de alinhamento dentário. 

Quanto custa

Os aparelhos de porcelana possuem preços muito acessíveis no mercado. Entretanto, deve-se ter em mente que o valor pode variar de acordo com a clínica, procedimento e grau de dificuldade em questão. 

O aconselhável é procurar por uma clínica de confiança e fazer um orçamento. Converse com o seu ortodontista e observe as melhores opções para você e suas necessidades, assim, você terá mais segurança na hora de realizar um tratamento de qualidade por um preço justo. 

Uma boa dica neste caso, é fazer uma pesquisa na web sobre preços das diferentes marcas que trabalham com este tipo de material. Pesquise por “aparelho transparente preço” ou “aparelho porcelana preço”, assim você poderá comparar os custos e ver qual tratamento mais se adequa a você. 

Aparelho invisível

Aparelho Invisivel

Assim como os moldes de porcelana, este tipo de mecanismo se consiste em ferramentas transparentes e quase imperceptíveis utilizadas para a correção do posicionamento dos dentes.

Entretanto, diferente do modelo citado no tópico acima, os aparelhos invisíveis, ou alinhadores, são estruturas removíveis que se assemelham a um aparelho para bruxismo, por exemplo. 

Estes tratamentos são conduzidos pela Ortodontia Digital, que faz uso de ferramentas como scanners, aparelhos de Raio-X panorâmicos e simuladores 3D para desenvolver os mecanismos de maneira rápida, precisa e eficaz. 

Benefícios do tratamento

Os alinhadores invisíveis dispõe de diversas vantagens quando comparados aos aparelhos fixos. Isso porque, por ser uma estrutura removível, torna a higienização bucal muito mais prática. 

Além disso, este tipo de tratamento ortodôntico é considerado o mais avançado na odontologia em termos de correção e alinhamento dos dentes. A tecnologia com escaneamento em 3D da arcada dentária permite ao paciente ter uma prévia do sorriso antes mesmo de começar o tratamento. 

As placas ou moldeiras, são feitas sob medida de acordo com a arcada dentária de cada paciente em questão. Com isso, é possível controlar melhor a posição dos dentes, o que torna o tratamento mais rápido que os tradicionais. 

O material que compõe a ferramenta é flexível, inodoro, atóxico e extremamente adaptável ao ambiente bucal. 

Orçamentos

O valor do tratamento com os alinhadores ortodônticos é relativo. Isso porque o aparelho se adequa a complexidade de cada caso em particular. 

É importante ressaltar que por mais que o sistema seja um grande sucesso, um resultado de qualidade vai depender da competência do profissional responsável pelo tratamento.

Entretanto, pode-se obter alguns parâmetros sobre o orçamento do mecanismo seguindo este passo a passo: 

  • Diagnóstico;
  • Avaliação;
  • Tratamento; 

Caso você esteja interessado no tratamento com os alinhadores invisíveis, converse com o ortodontista para ter uma base mais precisa dos preços em questão. 

Aparelho lingual

Aparelho Lingual

O aparelho lingual é um mecanismo ortodôntico colocado na parte de trás dos dentes com o intuito de corrigir desvios de crescimento e desenvolvimento da dentição. 

A técnica é similar ao aparelho tradicional, contando com o auxílio de braquetes e fios metálicos. Entretanto, ela consegue exercer pressão na boca e nos dentes com peças menores, trazendo mais conforto ao paciente e melhorando no resultado estético. 

O aparelho não fica evidente aos olhos de outras pessoas, melhorando relativamente a auto estima do paciente e a confiança para fazer o tratamento. A melhora do posicionamento dos dentes pode ser acompanhada sem nenhum obstáculo visual. 

Principais vantagens 

Uma das principais vantagens do aparelho lingual é que caso o paciente deseje realizar algum procedimento estético nos dentes como clareamento ou restauração, pode ser feito sem interferir no tratamento. 

Além disso, é mais fácil perceber a evolução do alinhamento, uma vez que os dentes não ficam cobertos pelos braquetes. 

Este tipo é ótimo para quem pratica esportes, pois o mecanismo evita machucados na boca, evitando possíveis cortes. Isso acontece porque os braquetes não ficam em contato direto com os lábios. 

O uso do aparelho lingual pode ser feito tanto na arcada superior, quanto inferior ou as duas ao mesmo tempo. 

Quanto custa

Por se tratar de uma método complexo e específico que conta com uma tecnologia exclusiva, os aparelhos linguais normalmente costumam custar em média de duas a quatro vezes mais que os aparelhos de moldes convencionais. 

Além disso, o procedimento de colagem dos moldes é bem mais complexo, o que demanda do odontologista um treinamento específico, destreza e muita eficiência para realizá-lo. 

Caso você possua algum problema no alinhamento da dentição, é preciso ter em mente que hoje, existem diversos procedimentos odontológicos voltados para a estética do sorriso e que podem melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. 

Entretanto, independente do tratamento em questão, manter uma higienização bucal adequada e idas periódicas ao dentista são fatores fundamentais. Sem os cuidados essenciais por parte do paciente, o resultado pode não surtir o efeito esperado.

Este conteúdo foi produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Clínica Ideal

Deixe um comentário

Posts Recentes

Como detectar Caries

Como Detectar Cáries?

O aparecimento de uma cárie nem sempre é sinônimo de dor. Isso porque esse tipo de sintoma só aparece quando a doença está avançada, e